terça-feira, 17 de abril de 2012

Plano de ensino

                                                       Fonte:  http://fuisti.blogspot.com/


O plano de ensino é uma apresentação organizada e flexível das intenções do professor dentro de sala de aula, que orienta o próprio professor e seus alunos sobre seus objetivos e a maneira como pretende alcançá-los. Essa apresentação é importante, também, para que a instituição de ensino tenha consciência daquilo que está sendo colocado em sala de aula e de que forma, garantido a adequação dos conteúdos à sua missão como um todo. É possível a elaboração do plano de ensino em conjunto entre os professores de uma mesma área, o que facilitaria a abrangência total dos assuntos relevantes nas disciplinas ministradas em um curso superior.
Os planos de ensino existem em, pelo menos, três níveis: o plano de curso, aquele que define o objetivo final de uma faculdade; o plano de disciplina, o qual define os objetivos de certa disciplina, métodos de aplicação de conteúdo e avaliação e bibliografia; e o plano de unidade, que apresenta a estrutura de cada aula, determinando o objetivo de um conteúdo específico passado aos alunos. Existem modelos de planos de ensino que podem auxiliar os professores na elaboração de suas disciplinas, porém é necessária a adequação destes modelos aos objetivos e métodos utilizados em cada curso.
Os planos de ensino podem parecer penosos a primeira vista, mas são eles que farão com que o professor consiga um feedback do seu trabalho, garantindo sua eficiência. Com o tempo essa atividade é incorporada naturalmente às tarefas do professor, e as adaptações e correções de seu plano de ensino ajudam efetivamente na melhoria das práticas em sala de aula.



Referência: ABREU, Maria Célia T. A. de; MASETTO, Marcos T. Plano de ensino. In:_____. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. São Paulo: Cortez, 1982. cap. 2.

2 comentários:

  1. Não sei se o plano de ensino é diferente para escolas públicas, Colegios privados, e universidades mas acho que deve ser porque cada um destes sítios é diferente do outro mas mesmo assim acho o plano de ensino essencial. É como que de um guia se trate.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não há uma norma ABNT para os planos de ensino. Como instrumentos de planejamento cada um acaba fazendo do jeito que lhe parece mais eficiente. No caso da UnB, no entanto, há um grave problema porque não nenhuma padronização de elementos mínimos, assim cada professor faz (quando faz) da maneira que julga mais adequado. Pessoalmente acho que o modelo inicial proposto pelo Marcos Masetto bastante funcional para uma ferramenta mínima. Depois cada um a adapta do jeito que lhe parecer mais conveniente. Outra coisa importante é pensar que o planejamento pode/deve ser desdobrado nos módulos da disciplina e até mesmo nas aulas específicas...

    ResponderExcluir