Programa

Programa 1/2012


Disciplina: Estágio de Docência em Ciência da Informação I/II
Código: 382370
Período: Primeiro Semestre de 2012
Horário: sextas-feiras das 14h às 17h50m.  Créditos: 4 (60h/aula)
Professor: André Porto Ancona Lopez apalopez@gmail.com
Plano de Ensino
EMENTA (adaptação sugerida)
Prática de ensino na pós-graduação. Participação no processo pedagógico via planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas do curso de pós-graduação em Ciência da Informação. Elaboração de material didático. Atuação em aulas teóricas e/ou práticas. Atendimento aos alunos. Aulas, seminários e outras atividades que possibilitam atuação supervisionada de bolsista em disciplina da pós-graduação/graduação. A ser definido conforme o programa de trabalho estabelecido entre bolsista, orientador e coordenação da PPGCINF.

OBJETIVOS
Ao final da disciplina, o aluno estará capacitado a:
(a)  elaborar plano ou programa de ensino de disciplinas de cursos mestrado/graduação;
(b)  desenvolver o plano de ensino em conjunto com o professor responsável pela disciplina em que o estágio de docência será realizado;
(c)  interferir no processo ensino-aprendizagem a partir do desenvolvimento do plano de estudos da disciplina em que o estágio de docência será realizado;
(d)  atuar como docente em nível de pós-graduação, conforme o programa de estágio.
(e)  articular pesquisa e ensino em nível de mestrado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Elaboração de programa/plano de ensino de disciplina de curso de pós-graduação/graduação.
Prática de ensino de pós-graduação/graduação (atividades teóricas e práticas).
Elaboração de material didático.
Análise do processo ensino-aprendizagem.
Avaliação de programa/plano de ensino de disciplina de curso de pós-graduação.
Elaboração e apresentação de relatório final de estágio de docência.

METODOLOGIA
Os alunos deverão atuar junto a uma disciplina de pós- graduação/graduação, a ser eleita por eles e que goze de anuência do professor responsável. Tal escolha deverá ser informada ao coordenador do estágio docência, acompanhada de um plano de atividades a ser desenvolvido ao longo do semestre, contemplando atividades pedagógicas que articule a proposta da disciplina escolhida com o projeto de pesquisa do aluno. Tal plano deverá ser aprovado por todas as partes envolvidas.

AVALIAÇÃO
(a)  plano de trabalho semestral – peso 1
(b)  desempenho do aluno na inserção pedagógica em disciplina da pós-graduação/graduação, com o respectivo plano de atividade  – peso 2 (a atividade deverá ser acompanhada pelo coordenador do estágio)
(c)  produção de pequenas reflexões relativas ao andamento da atividade, passíveis de serem postadas no blog de Metodologia em Ciência da Informação (http://metodologiaci.blogspot.com/), ou outro sítio virtual, no mínimo 3 posts – peso 2
(d)  produção de material pedagógico – peso 3
(e)  texto crítico, que promova uma reflexão sobre o desenvolvimento das atividades articulando a proposta de pesquisa do aluno com a inserção pedagógica realizada – peso 3


BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 ABREU, M.C. de; MASETTO, M. T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. 8 ª ed. São Paulo : Cortez,  1999. 30p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
A bibliografia que se segue indica as principais referências que serão feitas e utilizadas em aula, sem ter a pretensão de ser exaustiva.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo : Cortez, 2000. 263p.
LIPMAN, Matthew. O pensar na Educação. 3 ed. Petrópolis : Vozes, 2000. 404p.
MOYSES, Lúcia. O desafio de saber ensinar. Campinas : Papirus, 1995. 138p.
NERICI, Imiedeo Giuseppe. Metodologia de ensino: uma introdução. 4 ed. São Paulo : Atlas, 1992. 371p.
SANT’ ANNA, Flávia Maria et al. Planejamento de ensino e avaliação. 11 ed. Porto Alegre : Sagra, 1996. 302p.
RANGEL, Mary. Dinâmicas de leitura para sala de aula. Petrópolis : Vozes, 1998.
TEIXEIRA, Élson A. Aprendizagem e criatividade emocional. São Paulo : Makron Books do Brasil, 1998. 129p.
VON OECH, Roger. Um “toc” na cuca. São Paulo : Livraria Cultura editora, 1988.

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário