quarta-feira, 3 de outubro de 2012



Algumas reflexões sobre a experiência em Estágio em Docência



Ao compreendermos o processo de aprendizagem, por meio da experiência na disciplina Estágio em Docência, podemos concluir que o papel do docente é consolidado como sendo o de facilitador da aprendizagem dos alunos, ou seja,
“seu papel não é ensinar, mas ajudar o aluno a aprender; não é transmitir informações, mas criar condições para que o aluno adquira informações; não é fazer brilhantes preleções para divulgar a cultura, mas organizar estratégias para que o aluno conheça a cultura existente e crie cultura”. (ABREU, M. Cecília, MASETTO, Marcos, p. 11)
                 
          Não existe uma receita simples de todo o processo de aprendizagem no ensino superior, mas podemos concordar que:
“A prática concreta do professor do ensino superior assenta-se sobre três pontos principais: o conteúdo da área na qual o professor é um especialista; sua visão de educação, de homem e de mundo; a habilidade e os conhecimentos que lhe permitem uma efetiva ação pedagógica em sala de aula”. (ABREU, M. Cecília, MASETTO, Marcos, p. 1)

Há muito a aprendermos para que possamos ensinar. Sem dúvida, o sucesso de um professor é baseado em muito estudo, preparação, planejamento, esforço, inspiração, dedicação, prática, dentre outros elementos essenciais.
Embora devamos considerar os problemas do ensino superior no Brasil  - a falta de incentivo aos professores, os investimentos insuficientes -, não é nosso objetivo por ora discutir as várias soluções possíveis.
Entretanto, com o que aprendemos acerca dos aspectos didáticos no decorrer da disciplina Estágio em Docência, pudemos identificar que aos poucos, com o desenvolvimento da prática, é possível sermos professores de sucesso. Ou seja, podemos fazer com que o aluno aprenda, adquira informações e crie cultura. Isso é um bom começo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ABREU, M. Cecília, MASSETTO, Marcos T. O Professor Universitário em aula: Prática e Princípios teóricos. Editora Cortez, São Paulo,1982.



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