Algumas reflexões sobre a experiência em Estágio em Docência
Ao
compreendermos o processo de aprendizagem, por meio da experiência na
disciplina Estágio em Docência, podemos concluir que o papel do docente é
consolidado como sendo o de facilitador da aprendizagem dos alunos, ou seja,
“seu papel não é ensinar, mas ajudar o aluno a aprender; não é transmitir
informações, mas criar condições para que o aluno adquira informações; não é
fazer brilhantes preleções para divulgar a cultura, mas organizar estratégias
para que o aluno conheça a cultura existente e crie cultura”. (ABREU, M.
Cecília, MASETTO, Marcos, p. 11)
Não existe uma receita simples de todo o processo de aprendizagem no ensino
superior, mas podemos concordar que:
“A prática concreta do professor do ensino superior
assenta-se sobre três pontos principais: o conteúdo da área na qual o professor
é um especialista; sua visão de educação, de homem e de mundo; a habilidade e
os conhecimentos que lhe permitem uma efetiva ação pedagógica em sala de aula”.
(ABREU, M. Cecília, MASETTO, Marcos, p. 1)
Há muito a aprendermos para que possamos ensinar. Sem dúvida, o sucesso de um
professor é baseado em muito estudo, preparação, planejamento, esforço,
inspiração, dedicação, prática, dentre outros elementos essenciais.
Embora devamos considerar os problemas do ensino
superior no Brasil - a falta de incentivo aos professores, os investimentos insuficientes -, não é nosso objetivo por ora discutir as várias soluções possíveis.
Entretanto,
com o que aprendemos acerca dos aspectos didáticos no decorrer da disciplina
Estágio em Docência, pudemos identificar que aos poucos, com o desenvolvimento
da prática, é possível sermos professores de sucesso. Ou seja, podemos fazer com que o aluno aprenda, adquira informações e crie cultura. Isso é um
bom começo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ABREU,
M. Cecília, MASSETTO, Marcos T. O
Professor Universitário em aula: Prática e Princípios teóricos. Editora Cortez, São Paulo,1982.
Nenhum comentário:
Postar um comentário