RESUMO DA DISCIPLINA
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA - 2º/2012
Patrícia de Jesus Ferreira Costa
Mestranda em Ciência da Informação
A disciplina Estágio em Docência teve
como objetivo principal a capacitação dos alunos de Pós-graduação em Ciência da
Informação quanto aos aspectos pedagógicos por meio do desenvolvimento de
práticas de ensino supervisionado.
As aulas foram ministradas pelo Prof.º
Drº André Porto Ancona Lopez e suas atividades foram divididas em três
momentos: 1) Discussão teórica; 2)
Elaboração e aplicação de plano de ensino; 3) Discussões e reflexões acerca da
experiência prática dos alunos em sala de aula.
O primeiro momento consistiu na troca
de conhecimentos e em discussões com base no livro “O Professor
Universitário em aula: Prática e Princípios teóricos” [1].
No segundo momento, elaboramos um Plano de Ensino e o aplicamos em sala de aula
com alunos de graduação. Por último, discutimos e avaliamos os resultados dessa
experiência com o objetivo de identificarmos as características da prática do ensino superior. e os seus maiores
desafios.
Nesse intervalo, foi desenvolvido o Blog DIDÁTICA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO para que os alunos da disciplina trocassem experiências e materiais sobre a
“arte de ensinar”.
No decorrer da disciplina, nos deparamos com diversos
desafios na construção de propostas didáticas, o que nos proporcionou uma visão clara das dificuldades e especificidades que o professor deve desenvolver a fim
de alcançar seus objetivos.
Considerando essa perspectiva, pudemos compreender que a
atividade docente é um trabalho humano e, dessa forma, é construída por
sujeitos inseridos em um contexto social. Além disso, é essencial reafirmar que
esta atividade é capaz de transformar positivamente a sociedade em seus
aspectos mais subjetivos.
Dessa forma, “a qualidade, o conteúdo e a distribuição da
educação são determinados pelas condições sociais e culturais e revelam formas
e modos de atingir e preservar objetivos e valores, nem sempre expressos, mas
importantes e queridos da organização social”. (TEIXEIRA apud ABREU E MASETTO ,
1982, p. 127).
[1] ABREU, M. Cecília,
MASSETTO, Marcos T. O Professor
Universitário em aula: Prática e Princípios teóricos. Editora Cortez, São Paulo,1982.
Nenhum comentário:
Postar um comentário