quarta-feira, 3 de outubro de 2012


RESUMO DA DISCIPLINA ESTÁGIO EM DOCÊNCIA - 2º/2012
Patrícia de Jesus Ferreira Costa
Mestranda em Ciência da Informação

A disciplina Estágio em Docência teve como objetivo principal a capacitação dos alunos de Pós-graduação em Ciência da Informação quanto aos aspectos pedagógicos por meio do desenvolvimento de práticas de ensino supervisionado.
As aulas foram ministradas pelo Prof.º Drº André Porto Ancona Lopez e suas atividades foram divididas em três momentos: 1) Discussão teórica;  2) Elaboração e aplicação de plano de ensino; 3) Discussões e reflexões acerca da experiência prática dos alunos em sala de aula.
O primeiro momento consistiu na troca de conhecimentos e em discussões com base no livro “O Professor Universitário em aula: Prática e Princípios teóricos” [1]. No segundo momento, elaboramos um Plano de Ensino e o aplicamos em sala de aula com alunos de graduação. Por último, discutimos e avaliamos os resultados dessa experiência com o objetivo de identificarmos as características da prática do ensino superior. e os seus maiores desafios.
Nesse intervalo, foi desenvolvido o Blog DIDÁTICA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO para que os alunos da disciplina trocassem experiências e materiais sobre a “arte de ensinar”.
No decorrer da disciplina, nos deparamos com diversos desafios na construção de propostas didáticas, o que nos proporcionou uma visão clara das dificuldades e especificidades que o professor deve desenvolver a fim de alcançar seus objetivos.
Considerando essa perspectiva, pudemos compreender que a atividade docente é um trabalho humano e, dessa forma, é construída por sujeitos inseridos em um contexto social. Além disso, é essencial reafirmar que esta atividade é capaz de transformar positivamente a sociedade em seus aspectos mais subjetivos.
Dessa forma, “a qualidade, o conteúdo e a distribuição da educação são determinados pelas condições sociais e culturais e revelam formas e modos de atingir e preservar objetivos e valores, nem sempre expressos, mas importantes e queridos da organização social”. (TEIXEIRA apud ABREU E MASETTO , 1982, p. 127).

[1] ABREU, M. Cecília, MASSETTO, Marcos T. O Professor Universitário em aula: Prática e Princípios teóricos. Editora Cortez, São Paulo,1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário