Copiado de bancodeatividades.blogspot.com
O processo de experiência em sala de aula propõe o
desenvolvimento de um plano de aula, dinâmicas e materiais didáticos
relacionados ao tema, com intuito de transmitir aos alunos o conteúdo com
clareza e precisão. O tema foi abordado em três fases e cada uma delas
apresentou resultados da parte dos alunos de graduação e em relação à minha
experiência docente.
O desenvolvimento de um vídeo onde era apresentado a monografia produzida por mim e pela bibliotecária Nathalia Ferreira em 2010, surgiu como uma ideia para
suprir a minha ausência durante a mesa redonda proposta pelo GPAF, e apresentou
bons resultados. O vídeo (disponível aqui) foi apresentado durante a aula e os alunos o
solicitaram aos monitores seu acesso para posteriores estudos e coleção de
material sobre a Diplomática e Tipologia Documental. A atividade proposta através
do blog realizou-se de acordo com a dinâmica já existente na disciplina e 70%
dos alunos a realizaram. O resultado dos exercícios, apresentados e discutidos
posteriormente em sala de aula, me apresentou as maiores dificuldades dos
alunos em relação à seleção de documentos e aplicação das teorias estudadas nos
acervos fictícios. Essa dinâmica se mostrou essencial para a formulação da
apresentação oral em sala que foi realizada como última fase do projeto.
A produção desses materiais didáticos foi de extrema
importância, e os mesmos se tornaram úteis como materiais base para a
disciplina. O desenvolvimento de outros vídeos para acoplar a coleção de
referências didáticas sobre o tema me parece interessante e vai ser estudado
como projeto junto ao meu professor orientador.
As minhas percepções durante o processo foram bastante
positivas e reforçaram alguns conceitos e opiniões que eu já possuía sobre o
trabalho do professor em sala de aula e fora dela. É importante conhecer o
assunto a ser tratado, lembrando que dificilmente alguém terá pleno
conhecimento de uma área ou disciplina, mas é preciso transmitir aos alunos com
confiança a matéria que se pretende ensinar. A discussão em sala de aula é um
dos meios para se aprender cada vez mais um assunto estudado e identificar suas
próprias dúvidas.
A interatividade durante o processo de ensino e
aprendizagem é, em minha opinião, a melhor maneira de se transmitir eficientemente
um conteúdo. A utilização de materiais didáticos, como o vídeo citado ou
slides, não substitui a conversa entre aluno e professor, apenas auxilia ambos
na produção de referências sobre o tema estudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário