terça-feira, 2 de outubro de 2012

Experiência em didática na Ciência da Informação



Copiado de bancodeatividades.blogspot.com

            O processo de experiência em sala de aula propõe o desenvolvimento de um plano de aula, dinâmicas e materiais didáticos relacionados ao tema, com intuito de transmitir aos alunos o conteúdo com clareza e precisão. O tema foi abordado em três fases e cada uma delas apresentou resultados da parte dos alunos de graduação e em relação à minha experiência docente.
            O desenvolvimento de um vídeo onde era apresentado a monografia produzida por mim e pela bibliotecária Nathalia Ferreira em 2010, surgiu como uma ideia para suprir a minha ausência durante a mesa redonda proposta pelo GPAF, e apresentou bons resultados. O vídeo (disponível aqui) foi apresentado durante a aula e os alunos o solicitaram aos monitores seu acesso para posteriores estudos e coleção de material sobre a Diplomática e Tipologia Documental. A atividade proposta através do blog realizou-se de acordo com a dinâmica já existente na disciplina e 70% dos alunos a realizaram. O resultado dos exercícios, apresentados e discutidos posteriormente em sala de aula, me apresentou as maiores dificuldades dos alunos em relação à seleção de documentos e aplicação das teorias estudadas nos acervos fictícios. Essa dinâmica se mostrou essencial para a formulação da apresentação oral em sala que foi realizada como última fase do projeto.
            A produção desses materiais didáticos foi de extrema importância, e os mesmos se tornaram úteis como materiais base para a disciplina. O desenvolvimento de outros vídeos para acoplar a coleção de referências didáticas sobre o tema me parece interessante e vai ser estudado como projeto junto ao meu professor orientador.
            As minhas percepções durante o processo foram bastante positivas e reforçaram alguns conceitos e opiniões que eu já possuía sobre o trabalho do professor em sala de aula e fora dela. É importante conhecer o assunto a ser tratado, lembrando que dificilmente alguém terá pleno conhecimento de uma área ou disciplina, mas é preciso transmitir aos alunos com confiança a matéria que se pretende ensinar. A discussão em sala de aula é um dos meios para se aprender cada vez mais um assunto estudado e identificar suas próprias dúvidas.
            A interatividade durante o processo de ensino e aprendizagem é, em minha opinião, a melhor maneira de se transmitir eficientemente um conteúdo. A utilização de materiais didáticos, como o vídeo citado ou slides, não substitui a conversa entre aluno e professor, apenas auxilia ambos na produção de referências sobre o tema estudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário