OS
RESULTADOS DA PRÁTICA DE ENSINO - A
Elaboração do Plano de Ensino
Copiado do Blog do Tiago Mota
A atividade de elaboração de um Plano de Ensino foi
um dos maiores desafios encontrados na disciplina Estágio em Docência, pois
envolveu uma série de esforços, decisões e, principalmente, planejamento. Assim
como outras atividades humanas, ensinar também requer planejamento.
Embora
um esquema de Plano de Ensino não seja rígido, o que permite que algumas
adaptações possam ser realizadas no decorrer da disciplina, a atividade de planejamento,
segundo ABREU e MASETTO (1982), faz com que o professor visualize as
informações sobre a eficácia de seu trabalho permitindo que seja aperfeiçoado e
renovado.
No total, foram elaborados
três Planos de Ensino. A elaboração dos Planos foi baseada no modelo de Plano
de Unidade do livro “O
Professor Universitário em aula: Prática e Princípios teóricos” e consistiu nos
seguintes elementos básicos, conforme exemplo abaixo:
Universidade
de Brasília
Faculdade
de Ciência da Informação
Programa
de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Documentação
Nome:
Patrícia de Jesus Ferreira Costa
Professor: Prof. Dr. André
Porto Ancona Lopez
Disciplina: Estágio de Docência em Ciência da Informação
I/II
Código: 382370
PLANO DE UNIDADE
1. IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: Informática Documentária
Professor responsável: Cláudio Duque
Tema: Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de
Documentos aplicados a acervos fotográficos.
2. OBJETIVOS
Ao final da aula, o aluno
estará capacitado a:
a)
identificar as bases conceituais de algumas
recomendações do Conselho Nacional de Arquivo e
b)
analisar as possibilidades de aplicações no que
tange os documentos imagéticos;
c)
identificar as ações do Arquivo Nacional para o
desenvolvimento de SIGADs e
d)
refletir sobre o processo de gestão e de inserção
de documentos imagéticos de arquivo em SIGADs na Administração Pública
brasileira .
3.
ESTRATÉGIAS
a)
Exposição
teórica no Moodle das páginas 87 a 90 do Capítulo 2 da tese da Aline Lacerda.
b)
Disponibilizar
no Moodle 5 questões sobre o texto da Aline e o conteúdo do e-Arq Brasil dado
em sala de aula.
c)
Dinâmica:
i. Disponibilizar algumas fotografias
da seleção brasileira de futebol com o objetivo de desafiar os alunos a
desenvolverem os metadados das imagens.
d)
As
questões disponibilizadas deverão ser respondidas e encaminhas por e-mail.
5. AVALIAÇÃO
a)
Participação dos alunos
b)
Entrega de respostas para as questões disponibilizadas no Moodle.
c)
Entrega de análise de fotografias da seleção brasileira.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Modelo de requisitos para sistemas
informatizados de gestão arquivística de documentos – e-ARQ Brasil. Rio
de Janeiro, 2009. (Publicações Técnicas, n. 47).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
LACERDA, Aline. Fotografia
como documento de arquivo. In: A fotografia nos arquivos: a produção de
documentos fotográficos da Fundação Rockefeller durante o combate à Febre
Amarela no Brasil. Tese de Doutoramento. São Paulo: FFLCH-USP, 2008; cap 2 p.
75-129; <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11092008-145559/>.
Lopez, André Porto Ancona. As razões e os sentidos: finalidades da
produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de
documentos fotográficos. Tese de
Doutoramento. São Paulo: Programa de
Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2000.
RONDINELLI,
Rosely Curi. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
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