quarta-feira, 3 de outubro de 2012


OS RESULTADOS DA PRÁTICA DE ENSINO - A Elaboração do Plano de Ensino
Copiado do Blog do Tiago Mota
                  

                    A atividade de elaboração de um Plano de Ensino foi um dos maiores desafios encontrados na disciplina Estágio em Docência, pois envolveu uma série de esforços, decisões e, principalmente, planejamento. Assim como outras atividades humanas, ensinar também requer planejamento.
                        Embora um esquema de Plano de Ensino não seja rígido, o que permite que algumas adaptações possam ser realizadas no decorrer da disciplina, a atividade de planejamento, segundo ABREU e MASETTO (1982), faz com que o professor visualize as informações sobre a eficácia de seu trabalho permitindo que seja aperfeiçoado e renovado.
         No total, foram elaborados três Planos de Ensino. A elaboração dos Planos foi baseada no modelo de Plano de Unidade do livro “O Professor Universitário em aula: Prática e Princípios teóricos” e consistiu nos seguintes elementos básicos, conforme exemplo abaixo:


Universidade de Brasília
Faculdade de Ciência da Informação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Documentação
Nome: Patrícia de Jesus Ferreira Costa
Professor: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez
Disciplina: Estágio de Docência em Ciência da Informação I/II
Código: 382370


PLANO DE UNIDADE

1.   IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: Informática Documentária
Professor responsável: Cláudio Duque
Tema: Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos aplicados a acervos fotográficos.

2.   OBJETIVOS
Ao final da aula, o aluno estará capacitado a:
a)       identificar as bases conceituais de algumas recomendações do Conselho Nacional de Arquivo e
b)       analisar as possibilidades de aplicações no que tange os documentos imagéticos;
c)       identificar as ações do Arquivo Nacional para o desenvolvimento de SIGADs e
d)       refletir sobre o processo de gestão e de inserção de documentos imagéticos de arquivo em SIGADs na Administração Pública brasileira .

3.   ESTRATÉGIAS
a)   Exposição teórica no Moodle das páginas 87 a 90 do Capítulo 2 da tese da Aline Lacerda.
b)   Disponibilizar no Moodle 5 questões sobre o texto da Aline e o conteúdo do e-Arq Brasil dado em sala de aula.
c)   Dinâmica:
                                         i.    Disponibilizar algumas fotografias da seleção brasileira de futebol com o objetivo de desafiar os alunos a desenvolverem os metadados das imagens.
d)   As questões disponibilizadas deverão ser respondidas e encaminhas por e-mail.

5. AVALIAÇÃO
a) Participação dos alunos
b) Entrega de respostas para as questões disponibilizadas no Moodle.
c) Entrega de análise de fotografias da seleção brasileira.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos – e-ARQ Brasil. Rio de Janeiro, 2009. (Publicações Técnicas, n. 47).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LACERDA, Aline. Fotografia como documento de arquivo. In: A fotografia nos arquivos: a produção de documentos fotográficos da Fundação Rockefeller durante o combate à Febre Amarela no Brasil. Tese de Doutoramento. São Paulo: FFLCH-USP, 2008; cap 2 p. 75-129; <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11092008-145559/>.

Lopez, André Porto Ancona.  As razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de documentos fotográficos.  Tese de Doutoramento.  São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2000.

RONDINELLI, Rosely Curi. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.





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