sexta-feira, 25 de maio de 2012

Plano de unidade: didática em Diplomática e Tipologia documental


Laila Di Pietro

Disciplina: Diplomática e Tipologia Documental (Graduação em Arquivologia –  Sexta feira, 25 de maio, 19h)
Tema: Modelos de análise diplomática e tipologia e sua aplicação em documentos não convencionais
Objetivo geral
Conhecer os modelos de análise diplomática e tipológica existentes e a aplicação dessas teorias em documentos não convencionais do tipo vídeo e foto.

Objetivos específicos
- reconhecer os modelos de análise diplomática e tipológica existentes;
- reconhecer as especificidades de um material não convencional quando avaliado para organização a partir das técnicas da Arquivologia;
- expor diretrizes para a organização arquivística de documentos não convencionais;
- entender a importância da organização arquivística no processo de recuperação de materiais não convencionais armazenados em um centro de informação;

Metodologia
            O conteúdo será desenvolvido por meio de apresentação em vídeo sobre a bibliografia básica para a aula, discussão e dinâmica realizada à distância pelos alunos e analisada em sala.

Atividades
13/04 - Vídeo de apresentação da monografia “Organização de documentos audiovisuais e imagéticos: uma abordagem em Diplomática e Tipologia Documental”.
18/05 - Proposta de dinâmica para os alunos desenvolverem durante a semana e postarem nos blogs da turma. Cada grupo deverá desenvolver um formulário de análise Diplomática e Tipológica para documentos de um acervo fictício pré-definido e fundamentar as escolhas dos campos de análise a partir das teorias abordadas previamente em sala de aula.
25/05 - Resultado da dinâmica: serão discutidos os formulários desenvolvidos pelos alunos e abordados o tema: Diplomática e Tipologia Documental para análise de documentos não convencionais (a importância da análise arquivística para tais documentos e os procedimentos comumente utilizados para organização de materiais imagéticos e audiovisuais a partir da Biblioteconomia).

Avaliação
a)     Participação
b)     Entrega de texto sobre os temas desenvolvidos durante as aulas. (vídeo)
c)     Entrega de análise de material imagético (avaliação do entendimento dos alunos sobre o tema)
d)     Questionário - vídeo

Bibliografia
BRASIL. Casa Civil. Arquivo Nacional. Conselho Nacional de Arquivos. Resolução n. 14, de 24 de outubro de 2001.
CARVALHO, Nathalia F.; DI PIETRO, Laila F. Organização de documentos audiovisuais e imagéticos: uma abordagem em diplomática e tipologia documental. 2010. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Ciência da Informação, UnB, Brasília, 2010.
DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996. (Biblioteca Archivística, 5).
GARCÍA RUIPÉREZ, Mariano. Tipologia y séries documentales: cuadros de clasificación, cuestiones metodológicas y prácticas. Las Palmas de Gran Canaria: Anroart, 2007. (Asarca forma, 2).
GRUPO DE ARCHIVEROS MUNICIPALES DE MADRID. Manual de tipologia documental de los municípios. Madrid: Consejeria de cultura de La comunidad de Madrid, 1988. (Archivos, Estudios, 2).
GRUPO DE ARCHIVEROS MUNICIPALES DE MADRID. Tipologia documental municipal 2. Arganda del Rey: Ayuntamiento de Arganda Del Rey, 1992.
LOPEZ, André Porto Ancona. Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras. São Paulo: História Social, USP, 1999. (Teses)

Material didático desenvolvido
- Vídeo contendo a apresentação do texto base para a aula.
- Dinâmica: opções de séries para as análises.
- Avaliações no blog.

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