UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Professor:
Dr. André Porto Anacona Lopez
Orientador:
Dr. Cláudio Gottschalg Duque
Avaliado:
Rômulo Ferreira dos Santos
Considerações
Iniciais:
O Plano de Ensino é um
documento base que serve como referência aos docentes, evidencia os
objetivos da disciplina em questão e discrimina de forma detalhada
os itens a serem ministrados ao longo do curso.
Um plano de ensino tem
como objetivos:
• Direcionar
o professor quanto a seleção do conteudo;
• Orientar
o aluno quanto ao que se espera dele e quanto ao objeto da avaliação;
• Definir
os objetivos da disciplina de forma que as aulas sejam claras,
agradáveis e proveitosas.
Benefícios:
• Facilita
o acompanhamento, a supervisão e o controle do planejamento
pedagógico do curso por parte de seus coordenadores.
•
Facilita
e incentiva a interdisciplinaridade no planejamento pedagógico,
permitindo aos professores acesso aos planos de ensino de seus
colegas e a elaboração destes em conjunto.
•
Facilita
a vida do professor, que poderá, ano após ano, atualizar e
aprimorar as aulas já publicadas.
Ementa
• Estudo
e discussão de questões fundamentais e gerais da informática
aplicada aos processos documentários e uso de tecnologias e
métodos.
•
Princípios
de análise funcional.
•
Automação
de serviços de informação.
•
Automação
dos processos de bibliotecas.
Conteúdo
Programático:
1ª
Parte - Usuário,
usabilidade, acessibilidade e inclusão digital.
2ª
Parte - Linguagens
de marcação (Metalinguagens) HTML/XML Metadados.
3ª
Parte - Arquivos
eletrônicos Conceitos o Gestão Arquivística de Documentos.
4ª
Parte - Arquivos
Eletrônicos Especificação de requisitos para Sistemas
Informatizados de Gestão Arquivística
de Documentos (SIGAD).
Objetivos:
•
Apresentar
uma visão geral da informática aplicada aos processos
documentários.
•
Apresentar
conceitos e fundamentação teórica, dando a conhecer abordagens,
recursos, métodos, técnicas e ferramentas mais adequadas aos
processos documentários.
•
Capacitar
os alunos a ampliar competências para a Gestão da Informação
através do desenvolvimento e utilização
de novos recursos instrumentais.
•
Permitir que o futuro
profissional da Informação saiba se situar no novo cenário
tecnológico informacional.
Procedimentos de
Ensino (Estratégias):
O
curso está dividido em 4 módulos de ensino. Para cada módulo serão
ministradas aulas expositivas, participativas, com o auxílio de
recursos audiovisuais. Os alunos trabalharão individualmente e em
grupos, haverá seminários, debates e estudos de caso. Serão
solicitadas pesquisas extraclasse, buscando a adequação técnica ao
tema.
Recursos
necessários:
Quadro,
Computador (Laboratório), Projetor (Datashow e/ou similar)
Procedimento
de Avaliação:
• Três
provas e um seminário em grupo: 20pts.
• Quatro
exercícios avaliativos (individual ou não): 5pts.
• Prova
suplementar: 20pts (apenas para aqueles alunos que perderam no máximo
01 prova). A prova suplementar não substitui o seminário.
Observações:
As provas podem ser individuais ou em dupla, mas sempre sem consulta.
Haverá provas no fim de cada tópico. Os exercícios avaliativos
devem ser feitos e entregues no mesmo dia em que estão marcados (não
haverá reposição dos mesmos). A presença do aluno em todas as
aulas é obrigatoria. A lei permite ao aluno se ausentar em, no
máximo, 25% do total das aulas. Atestado médico e/ou profissional
não abona falta. Entrega das notas de acordo com o calendário
oficial da UnB.
Cronograma:
1ª
Parte: Usuário,
usabilidade, acessibilidade e inclusão digital.
|
13/03
|
Aula
de abertura
|
15/03
|
Aula
expositiva
|
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20/03
|
Aula
expositiva
|
|
22/03
|
Aula
expositiva
|
|
27/03
|
Aula
expositiva
|
|
29/03
|
Trabalho
em grupo 1
|
|
03/04
|
Aula
prática
|
|
05/04
|
Prova
1
|
2ª
Parte - Linguagens
de marcação (Metalinguagens) HTML/XML Metadados.
|
10/04
|
Aula
expositiva
|
12/04
|
Aula
expositiva
|
|
17/04
|
Aula
expositiva
|
|
19/04
|
Aula
expositiva
|
|
24/04
|
Trabalho
em grupo 2
|
|
26/04
|
Aula
prática
|
|
01/05
|
Feriado
|
|
03/05
|
Prova
2
|
|
3ª
Parte - Arquivos
eletrônicos Conceitos o Gestão Arquivística de Documentos.
|
08/05
|
Aula
expositiva
|
10/05
|
Aula
expositiva
|
|
15/05
|
Aula
expositiva
|
|
17/05
|
Aula
expositiva
|
|
22/05
|
Trabalho
em grupo 3
|
|
24/05
|
Aula
Prática
|
|
29/05
|
Prova
3
|
|
4ª
Parte - Arquivos
Eletrônicos Especificação de requisitos para Sistemas
Informatizados de Gestão Arquivística
de Documentos (SIGAD).
|
31/05
|
Aula
expositiva
|
05/06
|
Aula
expositiva
|
|
07/06
|
Feriado
|
|
12/06
|
Aula
expositiva
|
|
14/06
|
Aula
expositiva
|
|
19/06
|
Trabalho
em grupo 4
|
|
21/06
|
Aula
Prática
|
|
26/06
|
Seminário
|
|
28/06
|
Seminário
|
|
5ª
Parte - Avaliações
|
03/07
|
Avaliações
atrasadas
|
Referências
Básicas
CONARQ. Dicionário
brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo
Nacional, 2005. Disponível em
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/dicionrio_de_terminologia_arquivstica.pdf>.
Acesso em 23 mar. 2012
SILVA, Helena et al.
Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma
questão de ética e cidadania. Ciência da Informação. v. 34, n.
1, 2005. Disponível em
<http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/issue/view/31>.
Acesso em 21 mar. 2012.
SÁ, Ivone Pereira de;
SANTOS, Paulo Xavier. A face oculta da interface Serviços de
Informação Arquivística na Web centrados no usuário. In: ICML 9 –
9o Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas.
Salvador, Brasil, 2005. Disponível em
<http://www.icml9.org/program/track10/activity.php? lang=pt&id=6>.
Acesso em 24 mar. 2012.
ACESSIBILIDADE BRASIL.
Acessibilidade Brasil. Disponível em
<http://www.acessobrasil.org.br>. Acesso em 05 mar. 2009. Parte
II – Linguagens de marcação (metalinguagem) o BAX, Marcello
Peixoto. Introdução às Linguagens de Marcas. Ciência da
Informação. v. 30, n. 1, 2001. Disponível em
<http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/issue/view/19>.Acesso
em 20 mar. 2012.
GIL-LEIVA,Isidoro.A
indexação na Internet. Brazilian Journal of Information Science, v.
1, n. 2,jul/dez, 2007. Disponível
<http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/viewFile/38/58>.Acesso
em 22 mar.2012.
ALMEIDA,M.B.&BAX,M.P.
Uma visão geral sobre ontologias: pesquisa sobre definições,
tipos,
aplicações, métodos de
avaliação e de construção. Ciência da Informação, v. 32, n. 3,
2003. Disponível
em:
<http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/issue/view/27>.Acesso
em 23 mar. 2012.
BERNERS-LEE,T.; HENDLER,
J. and LASSILA, O. 2001. The Semantic Web. Scientific American. May,
17, 2001. Disponível em:
<http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=the-semantic-web>.
Acesso em 21 mar. 2012.
CONSELHO NACIONAL DE
ARQUIVOS. Modelo de requisitos para sistemas informatizados de Gestão
Arquivística de documentos. Dez, 2006. Disponível em
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/earqbrasilv1.pdf>.
Acesso em 24 mar. 2012.
CONARQ – CONSELHO
NACIONAL DE ARQUIVOS. Esquema de Metadados do Modelo de Requisitos
para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos -
e-ARQ Brasil, V. 1. (Resolução no 25, do CONARQ, de 27 de abril de
2007). Dez, 2008. Disponível em
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/consulta/esquema_metadados_e
arq_consulta_publica_2009.pdf>.
Acesso em 20 mar. 2012
Referências
complementares
ROSENFELD, Louis;
MORVILLE, Peter. Information Architecture for the World Wide Web. 2.
ed. Sebastopol: O’Reilly & Associates, Inc., 2002. 486 p
CONARQ – CONSELHO
NACIONAL DE ARQUIVOS. Diretrizes gerais para a construção de
websites de instituições arquivísticas. Dez, 2000. Disponível em
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/diretrizes_para_a_construo_de_websites.pdf>.
Acesso em 24 mar. 2012.
GOVERNO ELETRÔNICO.
E-MAG – Modelo de acessibilidade de governo eletrônico. Disponível
em <https://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/ e-MAG>.
Acesso em 05 mar. 2009. W3C – Word Wide Web Consortium. Web
Accessibility Initiative (WAI). Acesso em <http://www.w3.org/WAI/>.
Disponível em 21 mar. 2012
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