terça-feira, 8 de maio de 2012

Resultados alcançados - Plano de Ensino







UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)
 
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação



Professor: Dr. André Porto Anacona Lopez
Orientador: Dr. Cláudio Gottschalg Duque
Avaliado: Rômulo Ferreira dos Santos

Considerações Iniciais:
O Plano de Ensino é um documento base que serve como referência aos docentes, evidencia os objetivos da disciplina em questão e discrimina de forma detalhada os itens a serem ministrados ao longo do curso.
Um plano de ensino tem como objetivos:
Direcionar o professor quanto a seleção do conteudo;
Orientar o aluno quanto ao que se espera dele e quanto ao objeto da avaliação;
Definir os objetivos da disciplina de forma que as aulas sejam claras, agradáveis e proveitosas.

Benefícios:
Facilita o acompanhamento, a supervisão e o controle do planejamento pedagógico do curso por parte de seus coordenadores.
Facilita e incentiva a interdisciplinaridade no planejamento pedagógico, permitindo aos professores acesso aos planos de ensino de seus colegas e a elaboração destes em conjunto.
Facilita a vida do professor, que poderá, ano após ano, atualizar e aprimorar as aulas já publicadas.

Ementa
Estudo e discussão de questões fundamentais e gerais da informática aplicada aos processos documentários e uso de tecnologias e métodos.
Princípios de análise funcional.
Automação de serviços de informação.
Automação dos processos de bibliotecas.

Conteúdo Programático:
1ª Parte - Usuário, usabilidade, acessibilidade e inclusão digital.
2ª Parte - Linguagens de marcação (Metalinguagens) HTML/XML Metadados.
3ª Parte - Arquivos eletrônicos Conceitos o Gestão Arquivística de Documentos.
4ª Parte - Arquivos Eletrônicos Especificação de requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD).
Objetivos:
Apresentar uma visão geral da informática aplicada aos processos documentários.
Apresentar conceitos e fundamentação teórica, dando a conhecer abordagens, recursos, métodos, técnicas e ferramentas mais adequadas aos processos documentários.
Capacitar os alunos a ampliar competências para a Gestão da Informação através do desenvolvimento e utilização de novos recursos instrumentais.
Permitir que o futuro profissional da Informação saiba se situar no novo cenário tecnológico informacional.

Procedimentos de Ensino (Estratégias):
O curso está dividido em 4 módulos de ensino. Para cada módulo serão ministradas aulas expositivas, participativas, com o auxílio de recursos audiovisuais. Os alunos trabalharão individualmente e em grupos, haverá seminários, debates e estudos de caso. Serão solicitadas pesquisas extraclasse, buscando a adequação técnica ao tema.

Recursos necessários:
Quadro, Computador (Laboratório), Projetor (Datashow e/ou similar)

Procedimento de Avaliação:
Três provas e um seminário em grupo: 20pts.
Quatro exercícios avaliativos (individual ou não): 5pts.
Prova suplementar: 20pts (apenas para aqueles alunos que perderam no máximo 01 prova). A prova suplementar não substitui o seminário.
Observações: As provas podem ser individuais ou em dupla, mas sempre sem consulta. Haverá provas no fim de cada tópico. Os exercícios avaliativos devem ser feitos e entregues no mesmo dia em que estão marcados (não haverá reposição dos mesmos). A presença do aluno em todas as aulas é obrigatoria. A lei permite ao aluno se ausentar em, no máximo, 25% do total das aulas. Atestado médico e/ou profissional não abona falta. Entrega das notas de acordo com o calendário oficial da UnB.

Cronograma:

1ª Parte: Usuário, usabilidade, acessibilidade e inclusão digital.
13/03
Aula de abertura
15/03
Aula expositiva
20/03
Aula expositiva
22/03
Aula expositiva
27/03
Aula expositiva
29/03
Trabalho em grupo 1
03/04
Aula prática
05/04
Prova 1
2ª Parte - Linguagens de marcação (Metalinguagens) HTML/XML Metadados.
10/04
Aula expositiva
12/04
Aula expositiva
17/04
Aula expositiva
19/04
Aula expositiva
24/04
Trabalho em grupo 2
26/04
Aula prática
01/05
Feriado
03/05
Prova 2
3ª Parte - Arquivos eletrônicos Conceitos o Gestão Arquivística de Documentos.
08/05
Aula expositiva
10/05
Aula expositiva
15/05
Aula expositiva
17/05
Aula expositiva
22/05
Trabalho em grupo 3
24/05
Aula Prática
29/05
Prova 3
4ª Parte - Arquivos Eletrônicos Especificação de requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD).
31/05
Aula expositiva
05/06
Aula expositiva
07/06
Feriado
12/06
Aula expositiva
14/06
Aula expositiva
19/06
Trabalho em grupo 4
21/06
Aula Prática
26/06
Seminário
28/06
Seminário
5ª Parte - Avaliações
03/07
Avaliações atrasadas

Referências Básicas

CONARQ. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/dicionrio_de_terminologia_arquivstica.pdf>. Acesso em 23 mar. 2012

SILVA, Helena et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação. v. 34, n. 1, 2005. Disponível em <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/issue/view/31>. Acesso em 21 mar. 2012.

SÁ, Ivone Pereira de; SANTOS, Paulo Xavier. A face oculta da interface Serviços de Informação Arquivística na Web centrados no usuário. In: ICML 9 – 9o Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas. Salvador, Brasil, 2005. Disponível em <http://www.icml9.org/program/track10/activity.php? lang=pt&id=6>. Acesso em 24 mar. 2012.

ACESSIBILIDADE BRASIL. Acessibilidade Brasil. Disponível em <http://www.acessobrasil.org.br>. Acesso em 05 mar. 2009. Parte II – Linguagens de marcação (metalinguagem) o BAX, Marcello Peixoto. Introdução às Linguagens de Marcas. Ciência da Informação. v. 30, n. 1, 2001. Disponível em <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/issue/view/19>.Acesso em 20 mar. 2012.

GIL-LEIVA,Isidoro.A indexação na Internet. Brazilian Journal of Information Science, v. 1, n. 2,jul/dez, 2007. Disponível <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/viewFile/38/58>.Acesso em 22 mar.2012.

ALMEIDA,M.B.&BAX,M.P. Uma visão geral sobre ontologias: pesquisa sobre definições, tipos,
aplicações, métodos de avaliação e de construção. Ciência da Informação, v. 32, n. 3, 2003. Disponível
em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/issue/view/27>.Acesso em 23 mar. 2012.

BERNERS-LEE,T.; HENDLER, J. and LASSILA, O. 2001. The Semantic Web. Scientific American. May, 17, 2001. Disponível em: <http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=the-semantic-web>. Acesso em 21 mar. 2012.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Modelo de requisitos para sistemas informatizados de Gestão Arquivística de documentos. Dez, 2006. Disponível em <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/earqbrasilv1.pdf>. Acesso em 24 mar. 2012.

CONARQ – CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Esquema de Metadados do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil, V. 1. (Resolução no 25, do CONARQ, de 27 de abril de 2007). Dez, 2008. Disponível em <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/consulta/esquema_metadados_e
arq_consulta_publica_2009.pdf>. Acesso em 20 mar. 2012

Referências complementares

ROSENFELD, Louis; MORVILLE, Peter. Information Architecture for the World Wide Web. 2. ed. Sebastopol: O’Reilly & Associates, Inc., 2002. 486 p

CONARQ – CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Diretrizes gerais para a construção de websites de instituições arquivísticas. Dez, 2000. Disponível em <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/diretrizes_para_a_construo_de_websites.pdf>. Acesso em 24 mar. 2012.

GOVERNO ELETRÔNICO. E-MAG – Modelo de acessibilidade de governo eletrônico. Disponível em <https://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/ e-MAG>. Acesso em 05 mar. 2009. W3C – Word Wide Web Consortium. Web Accessibility Initiative (WAI). Acesso em <http://www.w3.org/WAI/>. Disponível em 21 mar. 2012



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