terça-feira, 8 de maio de 2012

Resultados alcançados - Plano de Aula


UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)
 
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação




Professor: Rômulo Ferreira dos Santos

Considerações Iniciais:
Para quem está iniciando sua prática pedagógica é muito importante ter, bem claro, tudo que se pretende fazer durante uma aula. Assim sendo, um plano detalhado que registre seus objetivos, a matéria que será trabalhada, o material utilizado, o que será feito e quanto tempo vai levar, proporciona uma organização que pode ser a diferença entre uma aula bem sucedida ou não.

Benefício:
Facilita a vida do professor, que poderá, ano após ano, atualizar e aprimorar as aulas.

Assunto:
Introdução a metadados.

Objetivo Geral:
Entender os principais conceitos a cerca de metadados.

Objetivos Específicos:
Analisar os conceitos e definições de metadados;
Identificar sua relação com a catalogação, indexação e classificação;
Conhecer alguns esquemas de metadados e suas caraterísticas;
Conhecer a utilização de metadados em sistemas de recuperação da informação.

Cronograma dos Trabalhos
1. Apresentação do objetivo geral da aula, exposição do sumário e motivação dos alunos (5 mim):
2. Considerações iniciais (20 mim):
- Pressupostos históricos (explosão da informação e evolução tecnológica);
- Relação de metadados com a catalogação, indexação e classificação;
- Apresentação de um vídeo (abordando aspectos da explosão da informação e evolução tecnológica);
- Apresentação de um vídeo (aspectos práticos de um arquivo e importância dos metadados como recurso de recuperação da informação).
3. Apresentação e comentários a respeitos de algumas definições de metadados (5 mim).
4. Origem do termo metadados e sua importância (5 mim).
5. Utilização prática de metadados (citar e comentar alguns exemplos) (5 mim).
6. Abordar e explicar as vantagens da utilização de metadados (15 mim).
- Apresentação de um vídeo (rápida revisão dos conceitos vistos objetivando a fixação do conhecimento).
7. Apresentação das categorias de metadados (5 mim).
8. Definição, vantages e importância do estabelecimento de padrões de metadados (5 mim).
9. Exemplificar o que pode ser permitido com os padrões de metadados (5 mim).
10. Apresentação e caraterísticas principais dos padrões: USMARC e Dublin Core (5 mim).
11. Utilização do XML para descrição de metadados (3 mim).
12. Conclusões (retirada de dúvidas e verificação da aprendizagem através de perguntas) (15 mim).
13. Apresentação das referências utilizadas para confecção da aula (2 mim).
14. Solicitação de trabalho a ser entregue na próxima aula: Qual a importância dos metadados para a arquivologia? (5 mim)

Técnicas de ensino:
Aula expositiva, exercício individual e verificação imediata.

Recursos necessários:
Quadro, Computador (Laboratório), Projetor (Datashow e/ou similar).

Verificação do aprendizado:
Será feita a partir perguntas realizadas aos alunos durante a conclusão da aula, bem como, através de um trabalho a ser entregue na próxima aula. Dessa forma é possível observar o entendimento dos alunos perante os conteúdos apresentados.

Referências

ALMEIDA, Luís Fernando Barbosa. A Metodologia de Disseminação da Informação Geográfica e os Metadados. Tese de Doutorado. Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – UFRJ. Rio de Janeiro, 1999.

DAY, M. Issues and approaches to preservation metadata, 1998.

DEMPSEY, L. and HEERY, R. Metada: A Current View of Practice and Issues. Journal of Documentation, v. 54, n.2, march 1998.

HOWE, D., 1996, Free on-line Dictionary of Computing (FOLDOC), URL: http://foldoc.org/

TAYLOR, Chris. An Introduction to Metadata. University of Queensland Library. Australia, 1999.






Nenhum comentário:

Postar um comentário