UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Professor:
Rômulo Ferreira dos Santos
Considerações
Iniciais:
Para
quem está iniciando sua prática pedagógica é muito importante
ter, bem claro, tudo que se pretende fazer durante uma aula. Assim
sendo, um plano detalhado que registre seus objetivos, a matéria que
será trabalhada, o material utilizado, o que será feito e quanto
tempo vai levar, proporciona uma organização que pode ser a
diferença entre uma aula bem sucedida ou não.
Benefício:
•
Facilita
a vida do professor, que poderá, ano após ano, atualizar e
aprimorar as aulas.
Assunto:
•
Introdução
a metadados.
Objetivo Geral:
•
Entender
os principais conceitos a cerca de metadados.
Objetivos Específicos:
•
Analisar
os conceitos e definições de metadados;
•
Identificar
sua relação com a catalogação, indexação e classificação;
•
Conhecer
alguns esquemas de metadados e suas caraterísticas;
•
Conhecer
a utilização de metadados em sistemas de recuperação da
informação.
Cronograma dos
Trabalhos
1.
Apresentação do objetivo geral da aula, exposição do sumário e
motivação dos alunos (5 mim):
2.
Considerações iniciais (20 mim):
-
Pressupostos históricos (explosão da informação e evolução
tecnológica);
-
Relação de metadados com a catalogação, indexação e
classificação;
-
Apresentação de um vídeo (abordando aspectos da explosão da
informação e evolução tecnológica);
-
Apresentação de um vídeo (aspectos práticos de um arquivo e
importância dos metadados como recurso de recuperação da
informação).
3.
Apresentação e comentários a respeitos de algumas definições de
metadados (5 mim).
4.
Origem do termo metadados e sua importância (5 mim).
5.
Utilização prática de metadados (citar e comentar alguns exemplos)
(5 mim).
6.
Abordar e explicar as vantagens da utilização de metadados (15
mim).
-
Apresentação de um vídeo (rápida revisão dos conceitos vistos
objetivando a fixação do conhecimento).
7.
Apresentação das categorias de metadados (5 mim).
8.
Definição, vantages e importância do estabelecimento de padrões
de metadados
(5 mim).
9.
Exemplificar o que pode ser permitido com os padrões de metadados
(5 mim).
10.
Apresentação e caraterísticas principais dos padrões: USMARC e
Dublin Core
(5 mim).
11.
Utilização do XML para descrição de metadados
(3 mim).
12.
Conclusões (retirada de dúvidas e verificação da aprendizagem
através de perguntas)
(15 mim).
13.
Apresentação das referências utilizadas para confecção da aula
(2 mim).
14.
Solicitação de trabalho a ser entregue na próxima aula: Qual a
importância dos metadados para a arquivologia?
(5 mim)
Técnicas de ensino:
Aula
expositiva, exercício individual e verificação imediata.
Recursos
necessários:
Quadro,
Computador (Laboratório), Projetor (Datashow e/ou similar).
Verificação
do aprendizado:
Será
feita a partir perguntas realizadas aos alunos durante a conclusão
da aula, bem como, através de um trabalho a ser entregue na próxima
aula. Dessa forma é possível observar o entendimento dos alunos
perante os conteúdos apresentados.
Referências
ALMEIDA,
Luís Fernando Barbosa. A Metodologia de Disseminação da Informação
Geográfica e os Metadados. Tese de Doutorado. Centro de Ciências
Matemáticas e da Natureza – UFRJ. Rio de Janeiro, 1999.
DAY,
M. Issues and approaches to preservation metadata, 1998.
DEMPSEY,
L. and HEERY, R. Metada: A Current View of Practice and Issues.
Journal of Documentation, v. 54, n.2, march 1998.
HOWE,
D., 1996, Free on-line Dictionary of Computing (FOLDOC), URL:
http://foldoc.org/
TAYLOR,
Chris. An Introduction to Metadata. University of Queensland
Library. Australia, 1999.
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